Advogada aduaneira lança o primeiro Vade Mecum Aduaneiro do Brasil


05 Sep
05Sep

A advogada carioca Renata Alcione de Faria Villela de Araujo acaba de lançar uma compilação de normas para auxiliar estudantes e profissionais atuantes do direito aduaneiro. Muito comum no meio, a compilação é denominada Vade Mecum, do latim: "vai comigo". 

A idealizadora coordenou os trabalhos de outros três profissionais que fizeram contribuições de acordo com a expertise de cada um na área, que se mostra complexa e ainda pouco conhecida e aposta no acolhimento da obra no meio acadêmico de cursos logísticos, jurídicos, preparatórios para o serviço publico ligado ao controle aduaneiro e outras áreas, para as quais o conhecimento destas normas é interessante.

Sobre a obra, afirma a idealizadora: "- É um sonho realizado pois, pela inexistência de um "código aduaneiro brasileiro" ou mesmo de uma "lei aduaneira compiladora" e, considerando a existência de dezenas de normas incidentes em determinadas atividades aduaneiras, ter uma consolidação das principais leis em um volume se torna muito interessante." finaliza.

Capa do Vade Mecum Aduaneiro

A pré-venda do Vade Mecum Aduaneiro já está ocorrendo no site da Editora Pod. Segundo a idealizadora, havia a intenção de lançar o livro em agosto de 2020 do modo tradicional, com a venda em evento de lançamento de exemplares físicos, mais a venda pelo site. Porém devido ao panorama de emergência sanitária mundial, não foi possível.

Do Rio de Janeiro

Assessoria de Imprensa